quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Repórter pode contar com copydesk, já a turminha que lê o jornal...

O comentário enviado em janeiro de 2009 por uma leitora d'O Globo, foi encontrado na seção Cultura em outubro de 2009 como se lê na figura ao lado. Enviei um tweet apontando o erro ("indentidade") e fui informado que esta nota é de um leitor. Eu que passei vários anos lendo O Globo (desde os 8 anos de idade, até os 18, aproximadamente) e sempre incentivo a garotada a ler - livros, jornais, revistas em quadrinho - para que aumentem seu vocabulário e sua cultura. A partir de agora já sei que devo avisar a tal garotada (que já vai bem crescida, mas ainda pouco lê) quanto aos perigos de ler comentários ou cartas de leitores.

Se um colunista ou repórter escrever "indentidade" é razoável acreditar que um revisor, copydesk, ou seja lá o que se chame, irá apontar ou, mesmo sem avisar o autor, corrija o erro. Então há mais chance do texto contribuir para os conhecimentos de ortografia da petizada (taí, este artigo pode contribuir para aumentar o vocabulário de alguns leitores).

Por outro lado, se o erro é de um leitor, o erro perdura... nem ao menos colocam uma tarja do tipo "Este texto não é recomendável para pessoas em fase de aprendizagem das normas ortográficas do Português". Dá mais trabalho que corrigir o texto do leitor, pelo menos neste caso. Mas esclarece bastante sobre a atitude do repórter/colunista em relação ao seu público.

Até.


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